Oficina Terapêutica com Bonecas
Um percurso cheio de delicadeza e poesia
Bonecas são encontradas em praticamente todas as culturas do planeta, desde tempos muito antigos. Sua presença atravessa gerações e fronteiras e toca pessoas de todas as idades, sendo assim muito mais do que um simples brinquedo infantil. O fascínio que exercem é tamanho que em muitas tradições exercem papéis de objetos rituais, símbolos espirituais ou amuletos de proteção, além do forte senso de companheirismo e conforto que despertam.
Mais do que meras figuras inanimadas, as bonecas carregam um simbolismo poderoso, sendo receptáculo de sentimentos, memórias e aspirações, que muitas vezes ainda estão ocultos para a própria consciência. Como espelhos de um self mais profundo e adormecido, não é raro que despertem em quem as observa ou interage com elas uma conexão intensa, autêntica e eventualmente misteriosa. Essa ligação vai além da superfície, alcançando aspectos de nossa verdade interna, como se as bonecas guardassem as chaves para portais esquecidos de nossa própria essência.
Talvez seja por isso que, mesmo em uma era de tecnologias avançadas e entretenimento digital, as bonecas continuam a ocupar um espaço tão especial em nossas vidas. Elas nos lembram de nossa humanidade, de nossas histórias compartilhadas e de uma ligação mais íntima com aquilo que é eterno em nós.
Percurso
O que se pode colher neste percurso
A atividade manual acalma o fluxo de pensamentos e abre novos canais de percepção e acesso a sentimentos. Além disso, trabalhar com tecidos, grãos e toda a materialidade das bonecas desperta sentidos sutis. O corpo que vai se constituindo torna-se espelho da própria corporalidade, bem como do organismo psíquico. Uma figura vai-se personificando, podendo tornar-se companhia e guia para um mergulho profundo na alma.
Estas são algumas das possibilidades mágicas deste percurso, uma ponte entre os mundos interno e externo, entre o sutil e o concreto, entre o psíquico e o material, entre presente, passado e futuro, entre o eu consciente e o self.
Um caminho novo de trabalho com as questões psíquicas e existenciais.
“As bonecas são um símbolo do numinoso, que está sufocado nos seres humanos. Elas são um fac-símile pequeno e luminoso do Self original. Superficialmente, trata-se apenas de uma boneca. Mas nela existe um pequeno fragmento da alma que possui todo o conhecimento do Self maior e mais profundo.”
Clarissa Pinkola Estés, em Mulheres que correm com os lobos
Saiba mais acompanhando o vídeo abaixo, sobre a primeira oficina de bonecas, que aconteceu online, durante a pandemia.