Foto: Ana Andreis e Bárbara Toledo

Iana Ferreira

Musicoterapeuta e Psicóloga

Apaixonada pelos mistérios da psique e do autoconhecimento, um pouco do meu percurso até aqui diz respeito a eu ter me formado em MUSICOTERAPIA pela Faculdade Paulista de Artes e em PSICOLOGIA pela Universidade de São Paulo, USP, onde também realizei meu mestrado.

OUTRAS FORMAÇÕES IMPORTANTES
N

Antroposofia e Pedagogia Waldorf (Escola Rudolf Steiner)

N

Tanatologia, processos do morrer e do luto (FMUSP)

N

Método da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e Programa de Enriquecimento Instrumental (Centro de Desenvolvimento Cognitivo -PR)

N

Arteterapia (em andamento, Instituto Freedom)

Desde 1995 trabalho com música, desenho e outras técnicas de expressão, nas áreas pedagógica, psicopedagógica e terapêutica, com especial aproximação à abordagem JUNGUIANA.

A palavra, escrita ou falada, também é para mim um grande instrumento e paixão – por tudo que revela e que invariavelmente consegue ocultar.

Sendo assim, posso dizer de forma mais simples que o fascínio pela palavra e pelas narrativas me faz passar os dias ouvindo e contando histórias. Foi ele que me levou a ir além do consultório e criar a Entretexto, este projeto de oficinas e atividades ligadas às narrativas de um modo geral.

Este site é um espaço de compartilhar textos e divulgar atividades relativas à psicologia, autoconhecimento, psicoterapia, psicologia analítica e áreas afins. Se você tem um tema de interesse, uma pergunta ou sugestão para um texto, escreva para: iana@entretexto.com. Para atividades, vá para a página INSCRIÇÕES. E se quiser tratar de assuntos relativos a um processo terapêutico, veja o formulário abaixo.

Consultório

Psicoterapia individual, de casal e de família

O mergulho individual

“O autoconhecimento é uma das artes mais difíceis e mais exigentes.”¹

 

Aquilo de que temos consciência em nós e com o que nos identificamos é apenas uma parte muito pequena do nosso eu. Ampliar a consciência e conhecer os aspectos inconscientes que atuam em nossas vidas é um impulso natural, não apenas de quem faz terapia. O terapeuta ou um processo terapêutico apenas acompanha e auxilia aqueles que desejam olhar para si e não engavetar o desconhecido.

¹Jung, em Mysterium Coniunctionis

Construções a dois - o casal

“Encontramos o destino com toda pessoa com quem nos relacionamos”²

 

Nos relacionamentos amorosos isso se dá de forma muito profunda, fazendo com que o encontro com a parceira/o parceiro torne-se uma revelação do próprio eu através do outro e do outro através de mim. Olhar com coragem e sabedoria para esses reflexos de alegrias e dores que surgem é colocar os relacionamentos a serviço do crescimento mútuo.

² Bert Heling, em Amor e destino

O sistema familiar

“Todos possuímos uma invisível e poderosa família arquetípica, ao lado daquela que costumamos admitir que temos.”³

Nosso senso de identidade tem dois elementos: um sentido de pertencimento e um sentido de separação, de ser único. O laboratório em que esses ingredientes são constantemente misturados e postos em experimentos é a família, a matriz da identidade. Este processo atravessa toda a vida e, portanto, o trabalho com o sistema familiar, quando se faz necessário, é importante para todos os seus membros.

³ Christine Dowing, em Espelhos do Self

Entre em Contato

Solicite informações ou marque uma consulta preenchendo o formulário abaixo.

Para emergências, ligue para o 188, Centro de Valorização à Vida,
ou visite o hospital mais próximo.

Terapia

Local de Atendimento

Melhor Período para Atendimento

(11) 99188-1978

Av. José Félix de Oliveira, 834, sala 3a, Granja Viana, Cotia

Rua Des. Joaquim Barbosa de Almeida, Alto de Pinheiros, São Paulo

iana@entretexto.com