TERAPÊUTICA COM BONECAS

 

~ Outubro 2020 ~

Quatro semanas, três encontros

16, 23 e 30 out

Um percurso cheio de delicadeza e poesia.
 
Quer saber como será?
Assista ao vídeo:

“As bonecas são um símbolo do numinoso, que está sufocado nos seres humanos. Elas são um fac-símile pequeno e luminoso do Self original. Superficialmente, trata-se apenas de uma boneca. Mas nela existe um pequeno fragmento da alma que possui todo o conhecimento do Self maior e mais profundo.”

Clarissa Pinkola Estés, em Mulheres que correm com os lobos

Percurso

 
INSCRIÇÃO – até dia 15 de outubro
Na sua inscrição você nos envia um texto, contando o seu propósito para esta atividade, aquilo que você quer tratar.
Esta é a primeira etapa do processo. Os relatos, aquilo que se expressa em palavras, começa a dar forma a esta experiência que está nascendo.
 
 
 
DIA 16 – primeiro encontro
Entre outras atividades preparatórias, aqui vamos criar o receituário de cada boneca, escolher os materiais – tecidos, enchimento, cores -, a partir dos propósitos terapêuticos estabelecidos por cada participante.
Depois deste encontro cada pessoa providencia os materiais para a confecção da boneca, que acontecerá nos dois encontros seguintes. 
 
 
 
DIAS 23 E 30 – segundo e terceiro encontros
Confecção da boneca.
Com um modelo razoavelmente simples de ser realizado, fica-se mais livre para observar o que acontece ao longo processo, o que inclui também fatos que acontecem fora dos encontros, bem como insights e sonhos.
 
 
 
ÚLTIMA SEMANA
Tendo terminado sua boneca, cada participante estabelece uma data para realizar um pequeno ritual com seu objeto terapêutico. Um momento mágico de estabelecer relação com a sua boneca e seguir nessa jornada curativa.
 

Mais informações

 

3 encontros online 
16, 23 e 30 de outubro
6as-feiras, 17 às 18hs
E mais uma semana de trabalho individual acompanhado
 
VALOR: R$150,00 (em até 2x | 15 % de desconto para participantes de outras atividades da Entretexto em outubro)
ONDE: ao vivo, pelo Google Meet
CONDUÇÃO: Iana Ferreira
Para se inscrever, clique no link abaixo e você será direcionada(o) para receber o passo a passo das inscrições:

Bonecas são encontradas em praticamente todas as culturas do planeta, desde tempos muito antigos. Tamanho é o fascínio que exercem sobre o ser humano, que muitas vezes se tornam objetos rituais, amuletos e invariavelmente trazem um sentido de companheirismo e conforto. Como espelhos de um Self mais profundo e adormecido, não é incomum que despertem uma experiência de conexão profunda com uma verdade interna.

(clique numa imagem abaixo para ver a galeria com algumas bonecas do mundo)

O que se pode colher neste percurso

 

A atividade manual acalma o fluxo de pensamentos e abre novos canais de percepção e acesso a sentimentos. Além disso, trabalhar com tecidos, grãos e toda a materialidade das bonecas desperta sentidos sutis. O corpo que vai se constituindo torna-se espelho da própria corporalidade, bem como do organismo psíquico. Uma figura vai-se personificando, podendo tornar-se companhia e guia para um mergulho profundo na alma.

Estas são algumas das possibilidades mágicas deste percurso, uma ponte entre os mundos interno e externo, entre o sutil e o concreto, entre o psíquico e o material, entre presente, passado e futuro, entre o eu consciente e o self.

Um caminho novo de trabalho com as questões psíquicas e existenciais.