Os benefícios da escrita

Os benefícios da escrita

Os benefícios da escrita vão muito além do desenvolvimento de um bom vocabulário. O ato de escrever produz benefícios para a saúde física e mental, independente da qualidade do que se escreve – ou seja, não é preciso ser um romancista ou poeta talentoso para experimentar o que o ato de escrever traz de bom.
Em um estudo de 2005, pesquisadores americanos viram que apenas 15 ou 20 minutos de escrita, não mais que cinco vezes ao longo do trabalho de quatro meses que realizaram, foram suficientes para produzir diferenças no humor, nos níveis de estresse e nos sintomas depressivos. Uma das conclusões desta pesquisa é que, ao escrever sobre eventos traumáticos, estressantes ou  de forte impacto emocional, os participantes ficavam significativamente menos propensos a desenvolver doenças ou a serem afetados pelo trauma.

 

Agora, trabalhos mais recentes vêm apontando que a escrita expressiva, aquela caracterizada pela descrição de experiências, pensamentos e sentimentos mais profundos, também beneficia a saúde física.
Em 2013, pesquisadores da Nova Zelândia monitoraram a recuperação de 49 adultos que tinham sofrido alguma lesão física.  Essas pessoas escreveram sobre seus pensamentos e sentimentos por apenas 20 minutos, durante três dias seguidos e duas semanas antes da realização de exames. Onze dias depois, 76% do grupo que escreveu havia se curado completamente, enquanto que apenas 42% do grupo controle, o grupo que não escreveu, se recuperou. O estudo concluiu que escrever ajudou os participantes a compreender os eventos vividos, o que os angustiava, entender a si mesmos e, portanto, a reduzir o sofrimento.

 

O Dr. James W. Pennebaker, da Universidade do Texas, que há anos realiza pesquisas sobre o efeito da escrita na cura de pacientes, diz:  “Quando as pessoas têm a oportunidade de escrever sobre transtornos emocionais, elas geralmente experimentam uma melhora na sua saúde. Elas vão menos ao médico e têm mudanças positivas na função imunológica”.
O Dr. Pennebaker acredita que a escrita expressiva permite que as pessoas deem um passo atrás e avaliem suas vidas. Em vez de obsessão insalubre em um evento, elas podem se concentrar em avançar. Ao fazê-lo, os níveis de estresse diminuem e a saúde aumenta de forma correspondente.

 

Não é preciso ser um romancista sério ou refletir constantemente sobre os momentos mais traumáticos da sua vida para experimentar esses benefícios. Mesmo um diário é suficiente para produzir resultados. Outro estudo descobriu que manter um blog pode desencadear liberação de dopamina semelhante ao ato de correr ou de ouvir música.
De melhorias de saúde a longo prazo a benefícios a curto prazo, como dormir melhor, uma coisa é certa: quem escreve está fazendo algo de muito bom e positivo!

Fontes: Revistas Scientifc American e Newsela

 

Por conta desses e de muitos outros fatores, a Entretexto lança a proposta de uma atividade inteiramente on line e gratuita: o LabEscritaCriativa10.
Serão dez semanas com diferentes propostas de escrita: temas, inspirações, desafios, exercícios ou simplesmente espaço para a expressão livre. Queremos reunir dez pessoas interessadas nessa atividade e para isso criaremos um grupo de trocas. Cada participante precisará apenas de caneta e papel (ou computador para quem preferir) e cerca de 30 minutos semanais para as atividades.
Os textos não necessariamente precisarão ser compartilhados – mas podem ser, sempre que alguém desejar. Não haverá obrigatoriamente comentários e sugestões – a não ser que o autor solicitar e outros participantes se dispuserem – nem qualquer apreciação técnica sobre essa produção escrita. A ideia é criar um espaço e motivação para dar vazão à escrita, para o exercício regular de escrever e para experimentar os efeitos positivos dessa expressão criativa.
O primeiro grupo começa em 22 de junho. Se você quiser participar, escreva para contato@entretexto.com
Conte-nos um pouco de você e do seu interesse. Este também é um canal para tirar dúvidas e ter mais informações sobre o Lab10. Todos são muito bem-vindos!

Entretexto

Entretexto

Oficinas de escrita e de histórias | Iana Ferreira
Entretexto
Sem Comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: