Sarau vem do latim seranus/serum e do galego serao, termos que se referem ao entardecer, ao que é tardio ou que acontece no fim da tarde, ao serão. Assim, os saraus são reuniões que acontecem tradicionalmente no entardecer ou no começo da noite.
Evento antigo, que existe provavelmente desde a Idade Média, as referências aos saraus se intensificam em romances, cartas, crônicas e memórias do século XIX. Nessas reuniões, que aconteciam em casas, clubes e livrarias, encontravam-se amigos, artistas, políticos e livreiros, com o intuito de tornar públicas suas criações.
17:30 às 18:30 – workshop de haikais.
Material: traga lápis/caneta e um caderno ou bloco para suas criações.
“Muitas pessoas pensam que ser poeta ou fazer poesia é um privilégio de pessoas especiais. O haikai desmistifica esta crença. Ler e escrever os poemas haikais é um convite para a soltura e para descobrir novas formas de se expressar. A experiência de entrar em contato com esta forma poética simples, delicada, mas profunda e muito prazerosa.”
Sílvia Rocha
18:30 às 20hs. Sarau literário.
Prepare-se. Prepare seu texto preferido ou autoral e venha compartilhar. Vale música também e toda forma de arte. Participe!
As facilitadoras das oficinas e cursos da Entretexto deste semestre estarão presentes nesse dia e será possível conversar e tirar dúvidas sobre as nossas atividades. Também poderão ser feitas inscrições e matrículas. Venha estar conosco.
Aguardamos vocês!
Imagem do post: aquarela do artista plástico João Carlos
- Protegido: Barba Azul – aprofundando a experiência - 15/05/2020
- Uma esperança – Clarice Lispector - 31/03/2020
- As três vasilhas – conto - 22/03/2020