Casa, uma experiência sensorial e simbólica sem fronteiras na quarentena

Podcast por Iana Ferreira

Quem sou fazendo esse podcast!?

Primeiramente, uma apaixonada por casas. Não fosse o mergulho na Psicologia e no universo terapêutico, certamente teria saído por aí colocando a mão na massa e construindo moradias mundo afora.

Mas, uma vez que não foi esta a rota seguida, amo estar em casa e construir diariamente minha morada, coisa que vejo que se faz em tarefas sutis, como a de perfumar o ambiente com os cheiros de um pão ou do chá no final da tarde, dar uma nova cor a uma parede ou preparar um arranjo com flores rústicas que crescem nos arredores.

Uma outra parte da história com esse podcast inaugural é que no mestrado a atração pelas casas, sempre tão forte, acabou entrando na minha pesquisa. Eu queria falar da conjugalidade, do par, da vida a dois, e, então, escolhi fazer isso tomando a forma como as questões da vida compartilhada se expressavam na constituição da casa por um casal.

Por fim, neste momento, ando às voltas com a finalização de uma pós em Arteterapia. Então, mais uma vez, meu olhar se dirigiu para a casa, e estou podendo revisitar e ampliar a possibilidade de observá-la como uma expressão plástica, criativa e direta de seus moradores.

São essas coisas que me deliciam neste tema. Espero que vocês também apreciem!

Sobre este projeto

Falando em quarentena, falando de estar em casa

 

Na quarentena fomos postos em casa sem escolha.

Infelizmente, com o passar do tempo e com a saturação que veio dessa condição, este lugar de proteção e intimidade passou a ser identificado com o confinamento e com as várias proibições que vieram junto com a pandemia. No entanto, a casa, ao contrário de ser o nosso problema, é o fator que nos oferece o abrigo e a segurança que necessitamos diante dos riscos que esta séria crise sanitária nos trouxe. Identificar adequadamente fatores positivos e negativos é fundamental para nos relacionarmos bem com qualquer situação.

Como é possível não reconhecermos a proteção que nossas casas oferecem e a valorizarmos? Uma dificuldade de viver bem a vida mais interiorizada muitas vezes aponta para a dificuldade geral existente nos tempos atuais de nos conectarmos com nosso mundo interno e subjetivo, de valorizarmos a vida psíquica e ter neste universo pessoal a fonte de inspiração e o motor das nossas vidas.

Pensando em tudo isso, preparamos esta série de podcast, na qual buscamos recuperar os sentidos positivos da casa, restabelecendo sua poética e explorando as infinitas possibilidades de experiências sensoriais e simbólicas com que ela nos presenteia diariamente. Fisicamente podemos estar vivendo uma série de restrições. Isso não significa, porém, que nossa vida psíquica, subjetiva, afetiva e criativa esteja sob as mesmas condições.

Recuperando as infinitas possibilidades existentes também internamente, vamos vivificar nosso tempo em casa. Isso significa também recuperar a experiência de habitar, de construir e viver o “lar”, aquele espaço vivo que vai muito além de uma mera construção, da casa concreta.

 

Conto mais nesse pequeno vídeo:

Veja o nosso percurso

 

INTRODUÇÃO – Casa, uma experiência poética (em vídeo e no podcast).

 

Assista à introdução diretamente aqui:

E mais:

 

EPISÓDIO 1 – Bem estar em casa, uma realidade acessível

Convidada: Laura Villares de Freitas, psicóloga e analista junguiana, professora sênior, livre-docente, do Instituto de Psicologia da USP

 

EPISÓDIO 2 – Casa, a interioridade como uma experiência de si

 

EPISÓDIO 3 – Os silêncios da casa e o que nos dizem seus diferentes cômodos e objetos

 

EPISÓDIO 4 – Sob o mesmo teto e entre quatro paredes. E agora, o que será de nós?

 

EPISÓDIO 5 – Terapêutica com a casa, os cinco cuidados básicos com o nosso ambiente

Convidada: Rosângela Balieiro, engenheira química, estudiosa e consultora do Feng Shui

 

EPISÓDIO 6 – Feminina, cíclica e potente, a casa e as atividades que ela demanda

 

EPISÓDIO 7 – Uma tenda toda sua, uma escritora e seu ofício numa casa com crianças – PUBLICADO!

Convidada: Claudia Pucci Abrahão, escritora

 

EPISÓDIO 8 – A profundidade do ser, de volta ao lar da alma – PUBLICADO!

 

 

Convidadas especiais

 

Laura Villares de Freitas

Psicóloga e analista junguiana. Professora senior, livre-docente, no IPUSP, pelo qual também é mestre e doutora em psicologia clínica. Ama literatura e arte. Vê a vida como um processo contínuo e tenta colaborar com ele com o melhor que puder quanto a qualidade de presença, reflexão, estudo e criação de bons vínculos.

 

Rosângela Balieiro

 
Engenheira química, atuou por mais de vinte anos na área de qualidade da indústria química. Casada e mãe, mora com a família nos EUA desde 2016, onde tem podido se dedicar e estudar em profundidade uma área de interesse bem antiga, o Feng Shui. Com este ensinamento milenar e esta arte de cuidados com a casa, tem podido se dedicar a cuidar de um outro tipo de qualidade, aquela que diz respeito à qualidade de vida e ao nosso bem-estar.

 

Claudia Pucci Abrahão
 
Escritora com múltiplas vertentes, artista da palavra, transita entre cinema, teatro e literatura, é autora dos livros Canto da Terra e Broto da Terra (Pólen Livros), tendo feito mais recentemente (2018) sua estreia na literatura fantástica com o romance Mistérios da Bússola Azul, o primeiro de uma trilogia.
× Como posso te ajudar?