Sobre saraus e o encontro do dia 16 de set

Sobre saraus e o encontro do dia 16 de set

Sarau vem do latim seranus/serum e do galego serao, termos que se referem ao entardecer, ao que é tardio ou que acontece no fim da tarde, ao serão. Assim, os saraus são reuniões que acontecem tradicionalmente no entardecer ou no começo da noite.

 

Evento antigo, que existe provavelmente desde a Idade Média, as referências aos saraus se intensificam em romances, cartas, crônicas e memórias do século XIX. Nessas reuniões, que aconteciam em casas, clubes e livrarias, encontravam-se amigos, artistas, políticos e livreiros, com o intuito de tornar públicas suas criações.

 

A dança, a música e a literatura eram as artes protagonistas desses encontros, apesar de a atenção dos presentes concentrar-se também na comida que era servida, na vestimenta dos convidados e nos modos de recepção. As representações, nesse sentido, eram duplas: havia um interesse artístico, cultural e de diversão, que corria paralelo à intenção de legitimar as obras frente aos representantes da sociedade aristocrática e da intelectualidade da época.

 

Os saraus atravessam os tempos e se mantêm como oportunidades de trocas importantes, de nos reunirmos em torno dessas ricas expressões humanas que são todas as formas de arte, de realizar debates filosóficos sobre as obras apreciadas, de nos encontrarmos em função da arte e da cultura e nos abastecer de tudo o que elas oferecem.

 

Sendo assim e para comemorar o começo das atividades deste segundo semestre de 2017, a Entretexto organizou e convida a todos para seu primeiro sarau, que acontecerá no próximo sábado, dia 16, na Ulabiná! Antes disso, para aquecer, um workshop de haikais, conduzido pela Sílvia Rocha.

 

Programação do dia:

 

17:30 às 18:30 – workshop de haikais.

Material: traga lápis/caneta e um caderno ou bloco para suas criações.

 

“Muitas pessoas pensam que ser poeta ou fazer poesia é um privilégio de pessoas especiais. O haikai desmistifica esta crença. Ler e escrever os poemas haikais é um convite para a soltura e para descobrir novas formas de se expressar. A experiência de entrar em contato com esta forma poética simples, delicada, mas profunda e muito prazerosa.”
Sílvia Rocha

 

18:30 às 20hs. Sarau literário.

 

Prepare-se. Prepare seu texto preferido ou autoral e venha compartilhar. Vale música também e toda forma de arte. Participe!

 

As facilitadoras das oficinas e cursos da Entretexto deste semestre estarão presentes nesse dia e será possível conversar e tirar dúvidas sobre as nossas atividades. Também poderão ser feitas inscrições e matrículas. Venha estar conosco.

 

Aguardamos vocês!

 

Imagem do post: aquarela do artista plástico João Carlos

Entretexto

Entretexto

Oficinas de escrita e de histórias | Iana Ferreira
Entretexto
Sem Comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: