Parcerias 2º sem 2017

 

Alessandra Martins é psicóloga. Graduou-se pela Universidade de São Paulo, e atualmente é mestranda na mesma instituição. Atua na área clínica, utilizando-se do referencial teórico psicanalítico, em especial das obras de Wininnicott. Para ela, atender os pacientes é uma espécie de lirismo.
Escreve por prazer ou necessidade desde que aprendeu o bê-a-bá. Com seis anos traçava suas primeiras poesias, com dez derramava dramas pré-adolescentes em seu diário, e desde os quinze tomou gosto por escrever crônicas e contos.
Tem uma caneta pena tatuada nas costas, porque acredita que a escrita é a coisa mais certa e eterna em sua existência.

 

Na Entretexto, publica mensalmente seus textos repletos de sensibilidade e poesia.

 



claudia2Claudia Pucci Abrahão é diretora, documentarista e escritora. Formou-se em Comunicação Social pela ESPM e em Cinema e Vídeo pela ECA/USP, tendo especialização em Direção Teatral pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Tem trabalhos no cinema: Arritmia e Estória Alegre (vencedor de melhor fotografia no Festival de Brasília e melhor filme no Femina Fest) e Reverberações: Itamar Assumpção, entre outros. É autora dos livros Canto da Terra e Broto da Terra (Pólen Livros), além de diversas peças teatrais.

Nas andanças da vida, fez ainda residência internacional no Royal Court Theatre, em Londres, com mais 15 dramaturgos de todo o mundo, e foi professora de Audiovisual na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) por nove anos. Atualmente, é colaboradora da revista literária Ninhada e desenvolve a pesquisa Histórias Libertas, ministrando cursos e workshops em diversos espaços culturais de São Paulo, como Casa das Rosas e Espaço Pachamama.

Na Entretexto, Claudia conduz oficinas e workshops de escrita criativa.

 



Genisson Angelo Guimarães
 é médico psiquiatra, escritor e futuro filósofo oficialmente formado. Iniciou a carreira de escritor com a publicação de Cuentos & Encuentros: entre la esencia y la realidad, na Espanha, no ano de 2014, e Contos e Encontros: entre a essência e a realidade, publicado em 2015 no Brasil e em Portugal pela editora Chiado. O segundo livro, de contos, está a caminho.

 

Natural de Alagoas, Genisson reside em São Paulo desde 2003, onde divide seu tempo entre as atividades médicas, os estudos filosóficos e a produção literária. Escreve quinzenalmente na Entretexto.

 

 


 


Mónica Palacios é argentina e uma amante da literatura. Graduou-se como bacharel em Castelhano, Literatura e Latim, na faculdade Mariano Acosta (1976), na Argentina, e fez mestrado em Letras – Teoria Literária e Literatura Comparada – (2000), na Universidade de São Paulo. Reside no Brasil há 35 anos, onde tem se dedicado ao ensino, lecionando (dá aulas de espanhol) ou coordenando cursos em escolas de idiomas e faculdades. É professora porque, segundo ela, isso está no seu DNA. Em qualquer breve conversa é fácil notar seu amor pela difusão do conhecimento. Transita com facilidade das aulas com executivos à literatura, tendo até mesmo publicado dois livros infantis: Cartas de Manú (2014) e Aventuras de Filipo (2015), ambos pela Editora Livrus e dedicados a seus netos.

Na Entretexto conduzirá o curso de contos latino-americanos.

 


 

Silmara Franco é paulistana. Nasceu em 1967 no bairro da Mooca, onde viveu por mais de três décadas. É publicitária por formação e escritora por salvação. Resistiu bravamente a transferir seu título de eleitor, que era para voltar de vez em quando ao colégio onde aprendeu a ler e escrever. Mora em Campinas (SP) com a família e a gataiada.

Silmara tem dois livros publicados: Navegando em mares conhecidos – como usar a internet a seu favor, de 2012, e Você precisa de quê? A diferença entre consumo e consumismo, de 2016, ambos pela Editora Moderna. Escreve semanalmente em seu blog, o Fio da meada.

Aceitou o nosso convite, e agora publicamos quinzenalmente suas crônicas e outros textos cheios de sensibilidade, humor e leveza também no blog da Entretexto.

 


 

Sílvia Rocha é jornalista, comunicadora, escritora, poeta e pedagoga. Tem graduação e mestrado em Jornalismo pela Escola de Comunicações de Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Sua paixão pelos haikais – poemas, de 3 versos, de origem japonesa – teve início nos anos 1980. Desde então, vem se dedicando ao estudo, à escrita e à divulgação de haikais e de tercetos neles inspirados. Como principais publicações, tem poesias em Só Pra Dar Bandeira, juntamente com os poetas e artistas plásticos Ayao Okamoto e Chico Camêlo (Edição dos Autores, 1984) e é autora de Estação Haikai e Gestação Haikai, pela Scortecci (1988 e 1990), livros esgotados, mas que em 2015 ganharam uma edição 2 em 1, pela editora É selo de língua e que disponíveis pelo site www.silviarocha.com.br e nas oficinas que ministra. Sílvia também venceu diversos concursos, como o Concurso de Poesia Falada do Café das Flores e da Revista Escrita com a série As quatro estações do ano (1987).

Não bastando um currículo já tão potente, foi também jurada de concursos de haikais escritos por crianças, como o da JAL (Japan Airlines) e dos Encontros de Haicaístas promovidos no Centro Cultural São Paulo (anos 80), e ministra palestras e aulas particulares de haikais e/ou soltura na escrita. Foi agente literária da psicanalista e escritora inglesa Susie Orbach, tendo dela prefaciado A gordura é uma questão feminista e também traduzido Afinal, o que querem as mulheres? (Record, 1987 e 1988). Colaborou ainda com revistas, como a Bravo! e a do Site da Granja, com a coluna Granja Sustentável.

Na Entretexto, conduzirá com sua enorme sensibilidade a oficina-curso de haikais.

%d blogueiros gostam disto: