Online

LAB10 – SEGUNDA EDIÇÃO

(OFICINA ONLINE)

 

Dez participantes, dez semanas e dez diferentes propostas de escrita: temas, inspirações, exercícios ou apenas espaço para a expressão livre.

Pelo segundo ano, vamos reunir um grupo de pessoas interessadas em escrever, amantes da escrita ou simplesmente quem esteja curioso a respeito desta proposta, para uma rica experiência de: experimentar os benefícios de escrever, conectar-se com outras pessoas interessantes e poder compartilhar os frutos dos próprios processos criativos. Tudo isso em um ambiente positivo e de cooperação.

 

 

E nesta segunda edição, vamos além.

A nova proposta do LAB10 é ser uma oficina de escrita “de si”, não ficcional e autobiográfica.

 

IDEIA: trazer para o presente e para os textos personagens, cenários, fatos, fantasias, imaginações e também – por que não? – dramas, sonhos desfeitos, projetos por realizar, angústias, aspirações ainda suspensas, todas essas coisas que compõe a vida de qualquer ser humano.

E por que essa proposta? Porque acreditamos que a expressão de um indivíduo – na vida de um modo geral – se assenta numa expressão interna, para si mesmo, que seja o mais ampla e livre possível. Ou seja, quando a bagagem interna de experiências, afetos etc. pode ser vista, aceita, contada, quando não precisa ser excluída ou negada, é que nos movemos na vida de modo mais inteiro e, portanto, mais sabedores de nós mesmos, de nossas reais potências e desafios.

A expressão escrita é um dos campos da experiência humana criativa por excelência. Tanto é assim que muitas, muitas pessoas se sentem atraídas por ela – e às vezes “traídas”, porque não conseguem transitar aí da forma que almejavam. Assim, para destravar a escrita, para aperfeiçoá-la, deixá-la se desenvolver, é importante conhecer as vozes que falam dentro de nós, deixá-las vir para fora, ouvi-las, conversar com elas e apurar esse diálogo! Os textos, em especial os de caráter biográfico, são um canal especial para se fazer isso.

 

IMPORTANTE: Se neste ponto você está imaginando um nível de exposição em elevadíssimo grau, calma, porque não se trata isso. E ao mesmo tempo se trata. Porém, cada participante modulará o que irá querer revelar ou ocultar, bem como os textos que podem ser compartilhados no grupo ou não.

Também é preciso mencionar que essa oficina não tem caráter terapêutico. Embora as atividades possam se tornar uma boa via de acesso a conteúdos pessoais, entendemos que todas as propostas poderão ser adequadamente manejadas e direcionadas para os objetivos expostos abaixo.

Vamos juntos? Veja a seguir as informações práticas sobre como funcionará.

 

A QUEM SE DESTINA: não é preciso ter experiência com a escrita, apenas gostar de escrever, se interessar ou estar curioso(a) a respeito deste desafio e disposto(a) a ele.

 

OBJETIVOS: criar espaço e motivação para dar vazão à escrita, exercitar de forma regular o processo de escrever, experimentar os efeitos positivos dessa expressão criativa e reavivar lembranças de experiências vividas, a fim de criar um canal mais livre com os conteúdos internos e memórias guardadas e destravar certos campos e possibilidades de expressão.

 

COMO FUNCIONA: um grupo (de e-mails) é criado e nele serão enviados todo o material e todo o conteúdo que compõem as atividades semanais.

Mesmo com o grupo formado, no começo os participantes permanecerão anônimos uns para os outros. Apresentações e o conhecimento das parceiras e parceiros dessas dez semanas do LAB10 acontecerão inicialmente apenas pelos textos de cada um. Aos poucos é que as identidades serão reveladas no grupo.

 

SOBRE A DINÂMICA: as atividades semanais do LAB10 serão divididas em duas etapas: leitura (estímulos para escrever) e a escrita propriamente dita.

 

Leituraler é fundamental para quem escreve. A leitura é o próprio centro criativo da atividade da escrita. Sendo assim, esta será uma atividade importante nas dez semanas da oficina.

Desse modo, sempre às terças-feiras serão enviadas duas leituras.

Uma será um texto literário ou sugestões de livros, inclusive indicados pelos participantes,

O segundo texto enviado pode se referir à atividade da escrita, a fim de fornecer elementos que facilitem as possibilidades do escrever, ou a questões biográficas, com o intuito de favorecer o acesso à história de vida, memórias, lembranças.

Inclui-se ainda neste bloco o compartilhamento de textos dos participantes – dois ou três, escolhidos entre os que tiverem tido autorização de publicação.

 

Escrita: então, sempre às quintas-feiras, serão enviadas as propostas de escrita propriamente dita.

Cada participante define quanto tempo quer destinar a escrever. Os textos não precisam ser longos – cada um(a) escreve o quanto desejar. O importante é que se escreva com regularidade durante essas dez semanas.

O material produzido deve ser, então, enviado para a equipe da Entretexto até a segunda-feira seguinte, pela manhã.

 

RESUMINDO, o cronograma semanal do LAB10 é:

(em verde, atividades dos participantes; em vermelho, atividades de responsabilidade da Entretexto)

 

Sobre os textos recebidos:

Selecionaremos dois ou três textos para publicar no grupo, dentre aqueles que tiverem tido autorização de compartilhamento. Não serão feitas apreciações técnicas sobre essa produção escrita, porque o intuito é o exercício em si, a autoanálise dos textos e também as trocas e apreciações igualitárias dentro do grupo.

 

PERÍODO: 21 DE AGOSTO A 30 DE OUTUBRO

 

VALORES: inscrição R$50,00 (até 17 de agosto) e 2 x R$75,00 (em 10 de setembro e 10 de outubro)

10% de desconto para pagamentos à vista

Veja formas de pagamento e nossa política de cancelamento na página INSCRIÇÕES

 

INSCRIÇÕES ATÉ 17 DE AGOSTO!

 

INÍCIO: 21 DE AGOSTO

QUER SE INSCREVER? VEJA COMO:

Preencha o formulário da página INSCRIÇÕES e aguarde. Em breve você receberá um e-mail sobre como efetivar o pagamento da inscrição, algumas perguntas sobre você  e também instruções sobre um texto de apresentação.

 

No dia 21 de AGOSTO, será iniciado o grupo de trocas e enviado o primeiro material de trabalho.

 

Se você precisa de mais alguma informação ou tem alguma dúvida, escreva para: atendimento@entretexto.com

 

Aguardamos você!


 

DEPOIMENTOS sobre o LAB10 2017:

 

“Comecei nesse projeto meio sem jeito, fazendo os textos às pressas e às vezes quase que por obrigação. Mas a forma leve como os temas foram propostos e liberdade que tivemos foi incrivelmente transformador para mim. A ponto de eu ficar esperando pela semana seguinte ansiosa em receber a nova proposta, ler os novos textos, saber se o meu estava lá, ler os comentários. (…) Foi muito enriquecedora e divertida essa experiência.”

Lara Linari, 35, preparadora física.

 

“(…) o que mais me interessou no LAB 10 foi entrar na rotina da escrita. Tinha o dia do tema, depois o prazo de entregar o texto. Depois, as leituras dos textos. O LAB 10 funcionou, para mim, como uma plataforma digital circular, onde eu estava sempre ligada no que iria escrever, no meu escrever, no meu enviar. E na alegria de participar. (…) me ajudou muito e me tirou da estagnação literária!”

Sílvia Rocha, 60, jornalista e poeta.